web stats

quarta-feira, 25 de março de 2009

As obras do Museu de Madrid, com muito alta definição no Google Earth

Explore as penas de uma pomba pintada sobre a cabeça da Virgem de Tiepolo com 14 bilhões de pixels.

 

MADRI - As Três Graças de  Rubens, Las Meninas de Velázquez e outra dúzia de obras do Museu do Prado, como você não pode ver a olho nu, estão expostas agora no Google. O motor de busca lança,  no Google Earth a oportunidade de ver algumas das melhores peças da coleção de Madrid em uma resolução de 14 bilhões de pixels (1.400 vezes mais definição que imagem produzida por uma câmera de 10 megapixels), uma riqueza de detalhes que só mesmo os restauradores da Pinacoteca Madri tinham se  beneficiado até agora.


A Imaculada Conceição da Giambattista Tiepolo (da Web)

A emoção de explorar os alunos dos santos e santas, mulheres em lágrimas, ao pé da cruz, na Deposição de Roger van der Weyden, ou a penas de uma pomba pintada sobre a cabeça da Virgem por Tiepolo, nell'Immacolata Conceição, deixa de ser uma prerrogativa dos restauradores e torna-se acessível a todos os utilizadores da Internet de todo o mundo.

Apesar de, como observou o diretor do Prado, Miguel Zugaza, "virtual, mesmo com um prodigioso realismo, não substitui a experiência de viver." Na tela à óleo, a poucos passos de distância do observador.

O museu em Madrid é o primeiro no mundo a utilizar túnel de alta definição do Google Earth, que tornam ainda mais realistas a "visita".

Inclui três modelos tridimensionais para se deslocar de sala para sala , como se estivéssemos todos no interior de suas galerias. Para permitir que estudiosos e pesquisadores de arte  examinarem as catorze obras,, foi um longo processo de fotografia. 
Fotografado a poucos centímetros  de distância, para compor o grande mosaico : 8200 imagens no total, dos quais 1.600 só para o jardim delícias do flamengo Hieronymus Bosch. Entre outras obras primas do Google: 3 de maio de Goya, Albrecht Dürer o Self el'Artemisia Rembrandt.

Uma forma diferente de ver a arte
Admire um Rembrandt ou Velazquez em um lugar como o Museu do Prado é uma experiência única. Agora, graças à tecnologia do Google Earth, você pode ir mais longe: você pode navegar entre as reproduções das obras do Prado observando cada pequeno detalhe, como o toque do pincel ou as fissuras na pintura. As imagens destes trabalhos têm uma definição de cerca de 14.000 milhões de pixels, ou cerca de 1.400 vezes maior do que a de um 10 megapixel câmera. Também sobre o Google Earth você pode ver uma reprodução em 3D espectaculares do museu.
Live arte em um novo caminho. Abra o Google Earth, selecione a edifícios em 3D do painel no canto inferior esquerdo, vá para o Prado e admire as obras de arte.

Nenhum comentário: