web stats

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Mijo potável

 

O lançamento da 124ª missão espacial da NASA, o vaivém espacial «Endevour», que vai acontecer esta sexta-feira, vai levar um pequeno presente para a crescente comunidade de astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS). Com o duplicar do número de astronautas também os recursos são consumidos a dobrar, como tal a missão espacial do «Endevour» transporta uma máquina para purificar urina e transformá-la em água potável, segundo informações avançadas pela agência Reuters.

O vaivém espacial «Endevour» vai partir do Centro Espacial Kennedy, no estado da Florida, e vai levar mais três passageiros para a ISS. Com o duplicar do número de passageiros também os recursos hídricos vão duplicar. Algo que para Ron Spencer, director da missão, é incomportável sem a reciclagem da água usada na estação.

De acordo com afirmações proferidas, Bob Bagdigian, engenheiro da missão espacial «Endevour», ninguém se mostrou desconfortável durante os testes «cegos» com a água transformada por esta nova invenção, as únicas queixas prenderam-se apenas a um leve travo a iodo. O transporte da máquina purificadora no vaivém «Endevour» vai custar 195 milhões de euros.

A NASA já reciclava a água usada pelos sistemas eléctricos dos vaivéns espaciais que passavam pela estação, mas com esta nova invenção é agora possível processar 23 litros de água por dia e recuperar 92 por cento da água usada em consumo e humidade.

 

Fonte: Portugal Diário

Nenhum comentário: