web stats

domingo, 16 de dezembro de 2007

The Beatles

Nâo sei omde eu escutei,vi ou li isto, mnas vou transcrevere da melhor maneira possível...

The Beetles

Cheguei no boteco do Honório e nego Getulio lia o jornal todo esparramado sobre a mesa. - Qual é a nova, Getulio?? - Perguntei - Nada, Velho. Tudo igual. - Ta foda! Eu também não tenho me adiantado em porra nenhuma. Tive ate a idéia de fumar um baseado pra ver se as coisas melhoram...- Getulio tira os olhos do jornal e diz solenemente: - O mundo das drogas é muito perigoso, Velho. É uma coisa doida. - É nada, Nego! Tomei tudo que tinha direito no passado! Hoje estou limpo. Uma vez eu trabalhava num Pub perto de um porto em Londres , e conheci quatro caras que tinham uma banda.... Liverpool, 1960. Eu estava limpando o chão do bar. Esse era o teste pra o emprego. O inglês Steve, que era o dono do lugar , me observava atentamente: - Exact! Perfect for the job! - olhei pra cara dele e sem entender uma palavra de inglês, falei: - Olha mermão, vai se fuder, vai! - (???) Sure? Hã? Você fala português?? Eu sou neto de portugueses! - Putz! Perdi o trampo! -disse desamarrando o avental. - Calma! Você vai me servir pra uma função ! Aqui vem bastante marinheiros portugueses e você pode servi-los nas mesas. Assim eu me concentro no caixa e paro de atende-los! - (Desconfiado) Hum, mas e a grana? Vai ser a mesma? - O inglês me olha meio decepcionado: - É , vai ser o mesmo salário. - Fechado então! Pensei que fosse ganhar menos que um faxineiro. Trabalhei como o combinado e servia os marinheiros que falavam português. Uma noite , dois rapazes vieram conversar com o inglês. Queriam tocar no Pub. Eram de uma banda chamada "Jonny and The Moondogs" . Foram embora após a conversa. Steve me consulta: - Velho, esses garotos vieram com uma proposta de tocarem de graça aqui no bar. O que você acha disso?? - Vixi! Essas porras são tudo transviados! Vai dar uma confusão danada. Já imaginou aquela molecada gritando aqui dentro? Esquece Steve, isso só vai trazer problemas. - Você tem razão. Na semana seguinte os rapazes se apresentaram no bar ao lado do Steve, o Cavern Club. Foi um sucesso estrondoso, e o bar onde eu trabalhava ficou as moscas. Steve ficou puto e me mandou embora do serviço. Uns 3 meses, depois se suicidou. Sempre achei ele meio doido mesmo. Fui trabalhar no Cavern Club. Eu era um "faz tudo". Numa manhã , descarregaram uma bateria nova , a ser colocada no palco aonde os rapazes se apresentavam. Paul me pediu um favor: - Velho, você pode escrever o nome da banda na bateria nova? - Sei não. Esse nome é muito comprido. "Jonny and The Moondogs". Nao vai caber ali. - Paul me corrige: - Mudamos o nome da banda, Velho! Agora é "The Beetles"!! - Que?!?! "The Beetles"?? Porra, nome de carro?? Então põe "The Fuscas"! Fica mais sonoro. - Não idiota, "The Beetles" significa "Os Besouros"! Não viu nosso corte de cabelos?? Somos iguais a besouros, entendeu? - Falava Paul entusiasmado. - Pra mim vocês parecem viados mesmo. Vai saber o que se passa na cabeça dessa juventude. - Disse-lhe dando com ombros. Paul completa: - Se você tiver tempo, troque as faixas as frente do bar também. - Diz saindo. - Folgado pra caraio, hein?? John , Paul e George chegam as oito da noite no bar. John lê a faixa com o novo nome da banda:

HOJE SHOW COM THE BEATLES!

- Mas que porra é essa??!? BEATLES?? Não é "The BEETLES", Paul??? Mudou de novo o nome??? - Putaquelparil!! Eu pedi para o cara do bar escrever a faixa, e o asno escreveu errado!! - Explica Paul. Ringo que havia chegado instantes antes, sai irritado de dentro do bar: - Você viram o que esta escrito na minha bateria??? THE BAETLES!!! ? Eu vi os quatro e me aproximei: - E ai?? Gostaram das faixas!! A bateria também já esta pintada. Ficou classe A!!! - Esta errado! É "Os Besouros", NÃO ESSA PORRA QUE ESTA ESCRITA AI!!! - Grita George. Eu passei a mão no ombro do rapaz e o confortei: - Você esta muito nervoso, cara... - Falei enquanto tirava um maço de cigarros do bolso.- Pega , fuma um cigarrinho que logo tu fica mais calmo. George me olha desconfiado: - Isso não é prejudicial a saúde?? Não da câncer de garganta e essas coisas??? - Nada! Essa estória de câncer é mentira de médicos. Fuma a vontade! George viciou-se em nicotina no momento que deu sua primeira tragada. A banda resolveu adotar o nome errado, pois naquela noite , eles se superaram e um diretor de gravadora, os convidaram pra um contrato. Ficou Beatles mesmo. Em 1980, encontrei Lennon em Nova Iorque. Ele não me reconheceu: - Me perdoe, mas a japonesa me obriga a tomar ácidos diariamente e isso me deixa sem memória...- Olhei pro sujeito e falei com pesar: - Ela te obriga a andar chapado por que "aquilo" que tu chama de mulher, é muito feio. Só dá pra encarar doidão mesmo... - Feia?!? A Yoko é linda!! Aqueles olhos azuis e aqueles cabelos loiros... - John, você esta andando alucinado 24 horas por dia! Você já olhou aquele dragão, de cara limpa, sem tomar nada?? - Não...- Lennon parece pensativo. - Se liga, cara! Acompanhei Lennon pelo parque. Ele estava indo para casa. Três seguranças nos seguem à certa distancia. Eu fiquei incomodado com a situação: - Lennon, esses caras ficam te seguindo direto??? - São meus seguranças. Coisas da Yoko... - E quem quer te fazer mal?? Que coisa paranóica! John pára e olha pra mim pensativo. Depois vê os seguranças parados e alisa a nuca. Ele chama os seguranças que se aproximam. Um deles pergunta: - Pois não, senhor. - Lennon parece inseguro: - É que...acho que vocês já pode ir agora. Faltam somente 2 quadras ate o edifício Dakota , estou seguro aqui. - Ok! - Responde o segurança - Então , até amanhã, senhor. Segui com Lennon ate os portões do prédio. - Bem, John, foi bom falar de novo com você. Vou seguir daqui ate o Queens. A gente se vê por ai.- Lennon parece estar acordando de um pesadelo. - Agora eu me lembro de você!! Era o cara que trabalhava no Cavern Club. É isso mesmo! Sabe do que mais, vou parar de tomar esses ácidos, minha cabeça esta uma merda. Beleza Velho, - ele aperta minha mão efusivamente - legal eu ter te encontrado. Puxa vida , tanta coisa me veio a cabeça agora! Sabe do que mais, chegando em casa vou ligar para Paul, Ringo e George. Vou retornar com a banda! - Legal, John! Aproveita e fala pro George dar um tempo no cigarro que ele anda fumando demais. - Vou falar. Adeus Velho. Sai pela calçada olhando as luzes de Nova Iorque. Um rapaz esbaforido,com um LP em mãos e um revolver na cintura, se aproxima de mim: - O senhor poderia me informar onde é o edifício onde mora John Lennon?? Eu queria um autografo! Apontei com exatidão o Hall de estrada do Dakota e vi Lennon abrindo a portaria do prédio. Gritei levantando os braços: - John, espere um pouco que esse rapaz quer um autografo. Ele concordou com a cabeça e o rapaz foi a seu encontro. Vinha passando um táxi daqueles amarelos. Fiz o sinal e entrei no carro. Pela janela ainda vi Lennon autografando o LP de Mark Chapman. Um lugar tranqüilo como este e esse sujeito armado com um revolver, pensei. Encontrei Paul no enterro de Lennon. Ele estava com Ringo ambos chocados. Paul lamenta-se - Que coisa que fizeram com o John!! - Eu comentei: - O Lennon deu um vacilo. Nos dias de hoje, cheio de violência e o cara sem seguranças??? Deve ter sido idéia da japonesa...- Ringo fala com rancor: - Essa japonesa é uma filha da puta mesmo... Não sei quando verei ambos de novo. Isso é coisa de destino. E Deus sabe o que faz.

Nenhum comentário: